Thursday, June 12, 2008

Clara me deu um grande susto, pois bateu com a cabeça na mesa e após mais ou menos uma hora ela vomitou.

Passamos exatamente 48 horas no hospital, na ala de pronto-socorro infantil. Enquanto ela dormia, um monitor cardio-respiratório mostrava que tudo estava bem. Acordada ela era monitorada por mim e pela enfermeiras, que de hora em hora testavam o reflexo das pupilas dela.

Você sabe o que fazer em caso de emergência infantil? Que tal um curso rápido online?

Visite o séte Medicina infantil, lá tem dicas ótimas para quem tem filhos.

Aqui alguns exemplos:

Batida na cabeça - Se a criança apresentar sintomas como desmaio, vômito, tontura, desorientação ou perda de memória, leve-a imediatamente a um pronto-socorro. Nos demais casos, coloque gelo sobre o local do trauma para diminuir o hematoma. Se após o acidente a criança quiser dormir, deixe-a em observação. Desperte-a de hora em hora, nas primeiras 4 horas após a pancada, e verifique se ele reconhece o local e as pessoas. Só a partir daí não interfira mais no sono.

Corte com sangramento - Lave com água corrente e sabão neutro. Se o sangramento persistir, comprima a região afetada com um pano limpo por alguns minutos. Cortes superficiais não precisam de curativo para cicatrizar. Cortes pequenos, porém profundos, devem ser cobertos com gaze apenas durante o dia. Procure um médico se o corte for grande.
Observação - Nunca use água oxigenada para limpar a área machucada. Além de eliminar as bactérias, a substância também mata as células brancas do sangue, aumentando o risco de infecção, e ainda dissolve o coágulo sanguíneo, o que retarda a cicatrização.

No site Criança segura você encontra várias dicas e cuidados a tomar para que seu bebê cresça com saúde e segurança.

0 comments:

Dani G. é mãe de Gabriël
24 horas por dia, 7 dias na semana.

Marcia H. é mãe de Clara
7 dias na semana, 24 horas por dia.


"Toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu."