Wednesday, May 14, 2008

Preparativos !!!

Gabs (e Clarinha!) faz 1 ano em sete semanas (ja?!). Estou organizando uma festinha pra ele. Eu que sempre preparei festinhas do sobrinho, primos, filhos de amigos, me vi "perdida" organizando o aniversario do proprio filho !

Os costumes aqui na Bélgica são bem diferentes, as festas são para as crianças brincarem, e não ha aquele gasto excessivo de dinheiro (jogado no lixo!).

Como ele ainda não ta na fase de escolher os dez amiguinhos pra passar o dia brincando, como é o costume daqui, nos resolvemos fazer uma festinha e convidar nossos amigos que estiveram presentes na vida de Gabriël neste primeiro ano (sim, so os que estiveram presentes, os demais, que nao "deram bola" pro menino, nao serao convidados, rs). Sera celebração do primeiro ano do nosso menino, e logico, queremos fazer bonito ! :)

Encontrei esse artigo abaixo, numa comunidade do orkut. E, me identifiquei de cara com texto. Além da coincidência da data de aniversario da filha do autor ser a mesma da de Gabs (e Clarinha!).

Olha que delicia de texto:

FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL SAUDÁVEL.


Há cinco anos eu anunciava para este grupo o nascimento de minha filha Nalíni! No último dia cinco de julho ela completou cinco aninhos e está linda, maravilhosa. Resolvi escrever este artigo depois que notei, na festinha de aniversário de Nalíni, a euforia e a boa receptividade de crianças ainda acostumadas com gulodices refinadas. Elas gostaram muito dos petiscos saudáveis que antes de agradar o paladar, agradaram a visão e o olfato.

Infelizmente a maioria dos baixinhos contemporâneos está viciada numa química perniciosa chamada glutamato monossódico. Esse realçador de sabor artificial ilusoriamente amplia o gosto dos alimentos e não permite que a meninada sinta a deliciosa satisfação das coisas naturais, tornando-a dependente de meia dúzia de biocídicos de embalagens coloridas.

Além disso, o fato de ingerir alimentos refinados como pães, bolachas, biscoitos e waffers, faz com que os homens e mulheres de amanhã aprendam a sentir sabor somente na superfície das comidas, ficando impedidos de alcançar sabores mais profundos em frutas, verduras e cereais integrais.

Se você realmente ama seu filho, jamais permita que ele consuma os dois principais vilões da indústria: O glutamato monossódico, presente na maioria dos industrializados, nos enlatados e nos doces em geral, e a gordura vegetal hidrogenada, presente em margarinas, sorvetes, picolés, bolos, chocolates e gelatinas. É claro que aqui poderíamos montar uma lista imensa, mas se eliminarmos inicialmente essa dupla do mal, os outros bandidos da saúde irão na seqüência.

Sempre que articulo a frase anterior em palestras públicas, sobrevém a seguinte pergunta:
- Mas o que dou, então, para meus filhos?
Se você está assustado ou assustada, não se descabele agora porque, ao falar do aniversário de Nalíni, darei várias dicas de alimentos infantis que servem tanto para festas quanto para o dia-dia.
É impressionante, entretanto, como a grande maioria dos pais é desatenta nesse sentido. Se não oferecerem a seus filhos refeições desnaturadas e artificiais, não sabem o que oferecer. E dessa forma esses pais comprometem não somente a saúde de suas crianças, mas a sobrevivência da espécie humana que depende de apenas 20 anos para dar uma virada, sob pena de extinção absoluta.

Pois bem, meus queridos leitores certamente não querem esse blá blá blá, mas ir direto à festa. Aliás, peço perdão por não ter convidado todos para a festa de Nalíni.

No dia que seu filho, filha ou qualquer outra pessoa fizer aniversário ou desejar fazer uma festa, a primeira coisa que você lembrará é a expressão “salada de fruta”. Sim, como alimento bioativo, aqueles crus que promovem vitalidade, as frutas devem ser o centro das atenções.

Mas, pelo amor de Deus, não prepare aquelas saladas que misturam mamão com abacaxi e ainda despejam guaranazinho por cima! Dessa forma, mesmo de forma amorosa, você transformará as pessoas em bombas químicas que sairão estourando por todas as partes. Perceba que uma festinha, além de encontro gastronômico, pode se transformar numa oportunidade de educação.

Uma salada de frutas decente jamais mistura frutas doces e ácidas. As ácidas combinam com as semi-ácidas e as doces também combinam com as semi-ácidas. Mas as doces não combinam com as ácidas. Entendeu? Caso não tenha entendido e, por isso, preparar a lúgubre mistura, lembrará de minhas palavras quando não conseguir controlar a infinidade de puns que certamente virão!

No sábado passado (dia das festinha), para encantar os presentes, preparamos uma salada com mamão, morango, manga, maçã. Tudo com “M”? Não, também havia banana, pêra e umas fatias de kiwi para dar aquele charme especial. Havia iogurte natural opcional para quem desejasse misturar.

Além da salada de frutas, encomendei do restaurante Terraviva uma belíssima torta de chocolate com frutas secas, preparada com farinha integral, açúcar mascavo, cacau em pó, morangos, damascos etc. Fiz as contas e percebi que custaria mais barato que comprar em qualquer padaria ou supermercado.

Como opções de salgados, também preparados em casa, tivemos canapés de pão integral com maionese de cenoura e maionese de tofu (o famoso queijo de soja que ensino nas oficinas) com tempero verde, ambas espetaculares e o famigerado cachorro quente com pão francês integral (fornecido pelo Pão de Açúcar da 709 Norte) com molho natural de tomate, milho verde, ervilha e salsicha vegetariana.

Aliás, convém registrar que a Perdigão lançou uma salsicha vegetariana bem saborosa que serve para festinhas conseguindo enganar - no bom sentido - muita gente e poupando vidas de lindos porquinhos doadores das vísceras, órgãos sexuais, olhos e restos – além do delicioso papelão e do corante artificial - contidos nas salsichas carnívoras.

Veja só: Salada de frutas doces, bolo de chocolate com frutas, canapés de maioneses vegetais, cachorro quente vegetariano e, para beber, suco de uva e suco de maracujá naturais. Foi só colocar a velinha com o número 5 em cima do bolo, os chapeuzinhos na cabeça, cantar “parabéns” e curtir a vida.

Autor: Alexandre Pimentel. Autor dos livros "Receitas Inteligentes" e "Alimentação Saudável: A Revolução Diária na Sáúde", pela Editora SENAC. Colunista do site www.floraisecia.com.br

2 comments:

Marcia H said...

vou testar um bolo com cobertura sem acúcar e depois conto se ficou bom

Cheers! Fla said...

Muito boas as ideas dele.

bjs.

Dani G. é mãe de Gabriël
24 horas por dia, 7 dias na semana.

Marcia H. é mãe de Clara
7 dias na semana, 24 horas por dia.


"Toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu."