Thursday, July 10, 2008

sonhos e pesadelos

Uma amiga que tem uma filha com quase a mesma idade da minha me ligou hoje desesperada, perguntando se minha filha estava bem. A menina dela tem acordado durante a noite chorando, gritando e sem se acalmar. Sem cólicas, sem fraldas molhadas, ela estava pensando em algo grave.

Clara também teve a fase dos pesadelos. Umas três semanas antes de completar um ano, ela acordava no meio da noite, chorando, gritando e sem se acalmar, quando a pegávamos no colo. Só com muito carinho e conversa baixinho no pé do ouvido ela acalmava, acordava, olhava para nós, ria e voltava a dormir.

Agora que ela está andando, ela caminha sonhando. Alguém ja viu um cachorrinho correndo em sonho? É parecido: ela mexe as pernas e levanta os bracinhos, como se estivesse a andar.

Alguns pediatras não crêem em pesadelos. Mas se os bebês sonham e riem até na barriga da mãe, porque não haveriam de ter sonhos ruins?

No site do Guia do Bebê tem algo sobre o assunto. Clique em Guia do Bebê

3 comments:

Ciça Donner said...

O importante é esses pesadelos irem embora... os meus ficaram e tenho até hoje!!! Toma baldrian na égua!

Anonymous said...

o que me ensinaram, é que é melhor nao acordar a criança quando ela esta tendo o pesadelo. minha filha passou essa fase de pesadelos também, depois que aprendi a nao acordar vi que o pesadelo termina e bons sonhos chegam e ela continuava a dormir tranquila depois, é um pesadelo somente por noite. a da minha filha começava mais ou menos 11hs da noite, quase todos os dias, por um periodo de mais ou menos uns 5 meses, depois terminou a fase dos pesadelos, agora ela dorme direto, ela tem quatro anos, quando tem pesadelo, o que é bem raro, ela conta de manha o que era de manha.

Unknown said...

a fase de pesadelos da minha filha foi quando ela começou a andar, durou até 1 ano e meio aproximadamente.

Dani G. é mãe de Gabriël
24 horas por dia, 7 dias na semana.

Marcia H. é mãe de Clara
7 dias na semana, 24 horas por dia.


"Toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu."