Sunday, April 6, 2008

Bundatinhando !

Meu filho fez nove meses ontem e ao invés de engatinhar ele bundatinha, isto é, se move pra cima e pra baixo sentado, usando o bumbum. A fisioterapeuta vira pra mim e diz: ah, mas eu quero que ele engatinhe. Fiquei com vontade de responder, e quem é vc pra querer que meu filho faça alguma coisa ? Mas, fingi que nem ouvi, ja que eu mesma não me importo se ele va engatinhar agora ou não. E, também não motivo para pressa... pq ele precisa engatinhar ja ?

E, nem todos os bebês engatinham. Eles podem muito bem aprender a andar sem passar pelo processo de engatinhar. Muitos se arrastam pelo chão de barriga, como meu filho também faz atualmente, mas não engatinham. Eh um programação pessoal. O engatinhar é importante pois faz parte da preparação dos grandes grupos musculares para a tarefa de ficar de pé e andar, mas isso não quer dizer que se deixar de engatinhar o bebê não estara preparado para andar.

Achei um texto interessante de uma pediatra:

Antes de conseguir engatinhar, os bebês passam por várias etapas de desenvolvimento motor: sustentam a cabeça, levantam seu tronco apoiado nas mãos, nadam (cabeça para trás estendendo as pernas), viram-se sozinhas, giram em círculos, arrastam-se para trás, engatinham para trás, balançam, sentam-se sem apoio, engatinham sobre as mãos e os pés, levantam-se agarrando em algo, sentam-se sem apoio, andam.

O ato de engatinhar vai permitir que o bebê se desloque para a frente, e obedece a uma seqüência: primeiro, ele apoia o corpo sobre os quatro membros, depois corre de quatro, em seguida fica em pé com ajuda, apoiada nos móveis e, finalmente, anda sozinho. Alguns bebês ao tentarem engatinhar o fazem: como caranguejos, de marcha a ré; de lado, usando a barriga; utilizando as mãos e a ponta dos pés, com as pernas estiradas; ou usando os joelhos e os pés. Em determinados momentos ele gira em círculos, estaciona, ou até mesmo se desloca para trás, contrariando o objetivo final do desenvolvimento, mas não deixando de atingi-lo, com o passar dos dias.

Essas habilidades dependem da maturação dos sistema nervoso e da aquisição de destrezas que, por sua vez, dependem da estimulação. Crianças normais começam a engatinhar entre os seis e dez meses; algumas queimam a etapa de andar de gatinhas e passam diretamente a andar. Interessante que as crianças que engatinham mais cedo costumam a demorar mais para andar.

3 comments:

Marcia H said...

ah tá, ela quer, o que ele quer e consegue nao tem importancia, ok entendi
bjs

Cheers! Fla said...

ha, ha que fofo. A Victoria engatinha com um joelho e a outra perna vai com o peh he, he. De vez em quando vai com os 2 joelhos no chao, mas eh dificil, nem em cima do tapete.

Anunciação said...

O meu irmão,hoje com quarenta e tantos anos,engatinhava assim;nós achávamos muito engraçado e mamãe,mesmo naquele tempo antigo,não achou nada errado nisso;quando chegou o tempo certo ele andou como toda criança.Com licença,essa pediatra é uma besta.

Dani G. é mãe de Gabriël
24 horas por dia, 7 dias na semana.

Marcia H. é mãe de Clara
7 dias na semana, 24 horas por dia.


"Toda mulher que se permite ser mãe, da sua ou da carne alheia, descobre que o filho que depende do seu amor e da segurança que ela transmite, é o melhor presente que Deus lhe deu."